terça-feira, 21 de setembro de 2010

A utilização da cor na decoração de interiores

Na hora de decorar a sua casa, a escolha de cores é um elemento importante, pois auxilia a uma harmonia do espaço com a sua maneira de ser e estar na vida. Para além disso, e mesmo que não se aperceba disso, influencia-a emocionalmente, transmintindo-lhe inúmeras e subtis sensações.

(palete de cores Vitamix Home Design)

Significado geral das cores:
Preto – Elegância e sobriedade
Cinza – Sofisticação e envolvência
Branco – Pureza e luminosidade
Amarelo – optimismo e criatividade
Laranja – criatividade e comunicação
Vermelho – Força e energia
Verde – Natureza e revigoração
Castanho – Conforto e estabilidade
Púrpura – Mistério e meditação
Rosa – Feminilidade e sensualidade
Azul – Tranquilidade e introspecção
Prateado – Modernidade e inovação
Dourado – Riqueza e majestosidade

(Produto utilizado na imagem: Floral 46 - Refª. FL46)

- Paredes: A escolha da cor das suas paredes depende do seu gosto pessoal, sendo que não é aconselhado a aplicação integral de cores berrantes. Se gosta dessas tonalidades, aconselha-se a aplicação em uma/duas paredes ou, então, para fazer sobressair uma coluna ou mesmo a chaminé da sua lareira. O segredo está em combinar e não exagerar. Se gostar, por exemplo, de vermelho, combine esse tom com branco e aplique alguns vinis decorativos dentro do mesmo tom para complementar.

- Objectos: Os objectos e as suas respectivas cores devem estar em harmonia com a cor das suas paredes. Uma dica de decoração interessante é aplicar tons pasteis e/ou neutros nas suas paredes e ousar nos objectos, escolhendo cores berrantes. Se não dispensar uma cor forte nas paredes, terá de ser mais selecto e suave na escolha dos complementos.

Se pretender saber mais, sugerimos que pesquise a cor segundo a filosofia Feng Shui, uma vez que ela é o principal instrumento utilizado na busca de equilíbrio e harmonia em um ambiente.
Com bom gosto, criatividade e as nossas dicas, estamos confiantes de que conseguirá criar um ambiente à sua medida, inspirado na temática das cores.

Sem comentários:

Enviar um comentário